Governo anuncia reforço à saúde, durante o Festival de Parintins
O Governo do Estado ampliará a estrutura para o atendimento de média e alta complexidade, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), para o período do Festival Folclórico, que acontece de 27 a 29 deste mês. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, além da estrutura física e de pessoal, serão reforçados, também, o estoque de medicamentos, de aparelhagem hospitalar e a frota de ambulâncias.
“Estamos enviando ao município duas ambulâncias extras para compor a frota de remoção de urgência durante o evento”, disse Alecrim. Segundo o secretário, para reforçar a rede em Parintins, o Governo do Estado investirá recursos da ordem de R$ 286 mil, aproximadamente, aplicados também em logística e pessoal.
Cerca de 50 profissionais irão compor o contingente extra da estrutura de atendimento da Susam, para o festival. “O Bumbódromo terá três postos de atendimento funcionando durante as três noites do festival. Um, será instalado ao lado da torcida do Garantido; outro ao lado do Caprichoso; e o terceiro na área dos camarotes”, explicou Wilson Alecrim.
O Hospital Estadual Dr. Jofre Cohen será a unidade de referência para o atendimento de Urgência e Emergência dos casos relacionados ao Festival. O acesso à unidade não ficará comprometido, caso haja alterações no trânsito, afirmou o coordenador da equipe da Susam em Parintins, Roberto Maia Bezerra. Ele explicou que, além da estrutura montada especificamente para o evento, o Hospital Estadual Padre Colombo, também situado no município, funcionará normalmente.
Profissionais das seguintes especialidades darão suporte em Parintins: clínica geral, cirurgia, ortopedia, anestesiologia, cardiologia, neurologia, oftalmologia, entre outros. Além deles, também integrarão a equipe assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes administrativos.
Equipamentos como monitores multiparâmetro e respiradores complementarão a estrutura hospitalar do Hospital Jofre Cohen, onde as atividades estarão concentradas. A Central de Medicamentos do Estado (Cemas) garantirá o reforço do estoque de medicação. Uma aeronave UTI ficará de sobreaviso, caso haja necessidade de remover pacientes à capital.
Na última sexta-feira (20), parte dos equipamentos e os veículos que serão utilizados no transporte de pessoal na ilha começaram a ser embarcados. Nesta segunda-feira (23), parte dos profissionais da saúde selecionados para dar suporte à estrutura da Susam, já começa a atuar na cidade, tendo em vista os eventos a serem realizados na semana do festival. Na quinta-feira, dia 26, quando acontece a tradicional Festa dos Visitantes, a equipe já estará com o efetivo extra completo.
Embora haja o reforço da rede, Roberto Maia Bezerra diz que a expectativa é de tranquilidade durante o evento. Nos últimos anos, a Susam tem registrado queda no número de atendimentos relacionados à festa, fruto das campanhas informativas e do trabalho preventivo desenvolvido pelo Governo do Estado ao longo dos últimos festivais em Parintins.