Amazonas Saúde Itinerante tem ações programadas para 18 municípios, neste mês de agosto
Dezoito municípios do interior do Estado recebem, neste mês de agosto, as ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, as atividades levadas a esses municípios incluirão jornadas de cirurgias e a oferta de consultas com médico especialista. “As atividades do mês iniciarão pelos municípios de Benjamin Constant e Manaquiri”, informou Alecrim.
O secretário destaca a importância do programa para reforçar a assistência em saúde, no interior do Estado. Ele explica que o Amazonas Saúde Itinerante, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam), em parceria com o Ministério da Saúde, tem evitado que milhares de pessoas precisem se deslocar para a capital, para tratamento de doenças ou realização de cirurgias. “Estivemos em Japurá nos dias 25, 26 e 27 de julho, com a primeira jornada de cirurgias gerais e ginecológicas que o município já teve. Foram 49 cirurgias realizadas no novo hospital, que conta com um centro cirúrgico. Antes, os pacientes eram obrigados a se deslocar pra outros municípios. Agora, podemos contar com o hospital da cidade”, destacou Alecrim.
Em Benjamin Constant, a partir desta sexta-feira (01) a domingo (03), o programa pretende realizar 60 cirurgias gerais e ginecológicas. A cidade de Manaquiri iniciou agosto recebendo consultas na especialidade de ginecologia e pediatria, atendendo 150 pacientes em cada especialidade. Além disso, a partir desta sexta-feira (01) estão previstas 60 cirurgias de catarata no munícipio. Também estão programadas cirurgias de catarata neste mês para os municípios de Canutama, Envira e Apuí.
As jornadas de consultas oftalmológicas serão levadas em agosto para Itapiranga, Nova Olinda, São Sebastião do Uatumã, Urucará, São Paulo de Olivença, Urucurituba, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Jutaí. Já Manaquiri e Nhamundá receberão jornadas de cirurgias gerais e ginecológicas. Tefé e Barreirinha terão jornada especial de cirurgia reparadora de lábio leporino, atendendo crianças e adultos do município.
Balanço- De janeiro até junho deste ano o Amazonas Saúde Itinerante realizou, no interior do Estado, 1.379 cirurgias de catarata, 143 cirurgias reparadoras de lábio leporino e 1.134 cirurgias gerais e ginecológicas. Foram 12.403 consultas na especialidade de oftalmologia, com a distribuição de 6,4 mil óculos para as pessoas que necessitavam. Também foram levadas às comunidades, consultas com médicos nas áreas de ginecologia, pediatria, cardiologia, urologia e neurologia, num total de 4.010 atendimentos no conjunto dessas especialidades.
Além disso, por meio dos barcos de Pronto Atendimento Itinerante (PAI) – uma vertente do Amazonas Saúde Itinerante realizada por meio de parceria entre a Susam e a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (SEAS) -, o programa também já registra, neste ano, mais de 21,3 mil consultas médicas e odontológicas.