Amazonas Saúde Itinerante leva jornada de cirurgias de lábio leporino ao município de Barreirinha
O Programa Amazonas Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), inicia no domingo (17) um período de sete dias de atendimento no município de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), para a realização de uma jornada de cirurgias reparadoras de lábio leporino. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, cerca de 50 pacientes, incluindo adultos e crianças, serão avaliados para a realização do procedimento. A jornada acontece no Hospital Coriolano Lindoso, da rede estadual de Saúde.
A ação em Barreirinha tem a parceria da Prefeitura do município, da organização não governamental Smile Train e Igreja Presbiteriana de Manaus. O cirurgião bucomaxilo Joaquim Alves, coordenador da jornada de atendimento, explica que, no domingo, a equipe iniciará os trabalhos, com a triagem dos pacientes que estejam aptos a fazer a cirurgia. “Nesta jornada também estaremos ofertando atendimento com oftalmologista e clínico. A equipe de atendimento é formada por 11 pessoas”, disse Alves.
Neste ano, a programação do Amazonas Saúde Itinerante já levou jornadas de cirurgias reparadoras de lábio leporino aos municípios de Parintins, Itacoatiara e Benjamin Constant, num total de 143 pessoas beneficiadas.
Catarata – Outro município beneficiado com as ações do programa a partir de domingo (17) é Apuí, que receberá uma jornada de cirurgias de catarata. Segundo o secretario, até o dia 19 devem ser realizados 55 cirurgias oftalmológicas na atividade realizada no município.
Neste mês de agosto, o Programa Amazonas Saúde Itinerante já passou por Benjamin Constant, Manaquiri, Itapiranga, Nova Olinda, São Sebastião do Uatumã, Urucará e Envira. Estão previstas ações, ainda, em Urucurituba, Novo Airão e Novo Aripuanã, além de um retorno a Benjamin Constant.
Balanço – De janeiro até julho deste ano o Amazonas Saúde Itinerante realizou, no interior do Estado, 1.444 cirurgias de catarata, 143 cirurgias reparadoras de lábio leporino e 1.278 cirurgias gerais e ginecológicas. Foram 12.755 consultas na especialidade de oftalmologia, com a dispensação de 6,9 mil óculos para os casos prescritos pelo médico. Também foram levadas às comunidades, consultas com médicos especialidades nas áreas de ginecologia, pediatria, cardiologia, urologia e neurologia.
Além disso, por meio dos barcos de Pronto Atendimento Itinerante (PAI) – uma vertente do Amazonas Saúde Itinerante realizada por meio de parceria entre a Susam e a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (SEAS) -, o programa também já registra, neste ano, mais de 21,3 mil consultas médicas e odontológicas.