Terceira edição do Programa de Iniciação Científica é concluída com sucesso na FCecon
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizou, nos dias 18 e 19 deste mês (segunda e terça-feira, respectivamente), sua 3a Jornada Científica. Na ocasião, foram apresentados os resultados das pesquisas desenvolvidas por 37 acadêmicos das mais diversas áreas, dentro do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), que recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
De acordo com o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, as pesquisas, em geral, abordam temas relacionados à oncologia, com a expectativa de promover melhorias na atenção ao paciente oncológico e ter os resultados publicados em revistas científicas de visibilidade no meio, podendo nortear outros trabalhos futuramente.
Na ocasião da apresentação, os trabalhos foram avaliados por uma banca de doutores, que contribuíram com comentários sobre as metodologias abordadas, entre outros quesitos. No evento também foram apresentados os novos 47 acadêmicos que desenvolverão, nos próximos 12 meses, o novo leque de pesquisas inseridas no programa, que na FCecon é coordenado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa.
Entre os temas desenvolvidos na edição 2013/2014 do PAIC-FCecon, concluída esta semana, estiveram: a prevalência do vírus da hepatite B em pacientes oncológicos; HPV (Papiloma Vírus Humano) presente em lesões penianas; avaliação de ocorrências de reações durante transfusões; pneumonia associada à ventilação mecânica; avaliação do perfil imunohistoquímico e anatomopatológico do câncer de mama; perfil epidemiológico de pacientes com câncer de mama; alterações endometriais ultrassonográficas de pacientes que utilizam o medicamento Tamoxifeno; o perfil de atendimento do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FCecon e estudos sobre o câncer de próstata, entre outros. Todos eles acompanhados de preceptores da FCecon.
De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Dra. Kátia Luz Torres, além de acadêmicos de medicina e farmácia, participaram desta edição do programa, universitários de direito, farmácia, farmácia e bioquímica, biomedicina e fisioterapia. Todos eles cursando entre o segundo e o penúltimo período da faculdade. “Os resultados foram bastante satisfatórios. Estamos entrando na quarta edição do PAIC-FCecon e pudemos notar o amadurecimento do grupo, tanto no que diz respeito aos pesquisadores, quando aos profissionais da casa envolvidos em pesquisa”, destacou.
Segundo a diretora, desde quando foi implantado, o PAIC promoveu uma transformação na instituição, no que diz respeito à área científica, a qual passou de 23 participantes para 120, aproximadamente, todos empenhados em dar continuidade aos estudos sobre o câncer e temas associados. “Isso mostra o efeito positivo do programa à instituição e os ganhos individuais de cada estudante que ingressou na área científica por meio do PAIC”, ressaltou.
Kátia Torres informa que, em abril de 2015, um novo edital será lançado para os interessados em fazer parte do PAIC-FCecon. “Esse reforço na área científica resultou, ainda, no aumento da competitividade na busca de recursos, principalmente no que diz respeito a outros editais lançados pela Fapeam, objetivando iniciar novas pesquisas, até mesmo fora do PAIC, o que dá à FCecon mais visibilidade e atrai o respeito do meio científico”, assegurou.