Profissionais de saúde recebem capacitação sobre uso do “Método Canguru”
A Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM), em parceria com a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizam no período de 25 a 29 deste mês, o curso para a formação de tutores do Método Canguru. Destinado a profissionais que atuam, preferencialmente, nos serviços de Neonatologia das maternidades e hospitais, o curso vai acontecer em na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), das 8h às 18h, com um dia de aula prática na Maternidade Ana Braga.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, em exercício, José Duarte dos Santos Filho, estão inscritos no curso docentes da UEA e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além de profissionais de saúde da Maternidade Balbina Mestrinho, Maternidade Ana Braga, Maternidade Alvorada, Maternidade Azilda da Silva Marreiro, Instituto da Mulher Dona Lindu, e do Hospital de Manacapuru. “Serão formados 30 tutores. Nosso principal objetivo é capacitar as equipes e fomentar a implantação de todas as etapas da Política de Atenção Humanizada ao Recém¬Nascido – Método Canguru, nestes serviços”, destacou Duarte.
Conforme a Consultora da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Amazonas do Ministério da Saúde, Neideana Ribeiro de Araújo, a unidade de referência para o Método Canguru no estado, a Maternidade Ana Braga, irá participar com seus tutores orientando os novos alunos nas aulas práticas que acontecerão na unidade. “O curso será dividido em aulas teóricas na UEA e práticas na maternidade, assim os novos tutores terão todo o conhecimento necessário para repassar as suas equipes”, salientou Neideana.
O método – A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso em contato pele a pele, na posição vertical junto ao peito dos pais ou de familiares, devendo ser realizada de maneira orientada, segura e acompanhada do suporte assistencial da equipe de saúde adequadamente treinada. A Norma de Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru foi instituída pela Portaria GM/MS n° 1.683, de 12 de julho de 2007. O principal objetivo dos cursos de formação é implementar o método como modelo assistencial perinatal, voltado para o cuidado humanizado, começando com o toque e evoluindo até a posição canguru, permitindo maior participação da família nos cuidados neonatais.