Paciente que passou por transplante de fígado recebe alta da UTI
O paciente que realizou transplante de fígado na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), na última terça-feira (16), já recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e agora recebe os cuidados necessários na enfermaria. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a evolução ao tratamento tem sido satisfatória e a previsão é que na próxima semana já receba alta e possa voltar para casa.
Segundo a coordenadora estadual de Transplantes, Leny Passos, o paciente, que tem 56 anos, já iniciou o tratamento fisioterápico e vai continuar sendo acompanhado por toda a equipe multidisciplinar da FHAJ.
A Fundação Hospital Adriano Jorge é a única unidade, do Amazonas, que realiza transplante de fígado. O programa foi implantado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e o primeiro transplante ocorreu em setembro deste ano. Já foram realizados três transplantes, todos com sucesso.
O paciente que realizou este terceiro transplante encontrava-se em tratamento contra hepatite, no hospital, desde 2012. A cirurgia foi realizada na última terça-feira (16). O procedimento durou cerca de seis horas, incluindo o processo de captação do órgão doado, realizado no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, unidade também do Governo do Estado.
O secretário Wilson Alecrim destacou, na ocasião, o gesto de solidariedade da família do doador, que apesar do momento difícil da perda de um ente querido, decidiu por ajudar a salvar uma outra vida, por meio do transplante.
Preparação e ampliação
A Susam iniciou os preparativos para implantação do Programa de Transplantes de Fígado na FHAJ há um ano e meio, com treinamento das equipes, aquisição de equipamentos, definição de protocolos de atendimento e organização do serviço ambulatorial de acompanhamento de pacientes. Todo o processo recebeu a tutoria do Grupo Hepato, de São Paulo, especializado no estudo e tratamento clínico e cirúrgico de doenças do fígado, pâncreas e demais afecções do aparelho digestivo.
A Susam já realiza transplantes de fígado, córneas e rins. Em 2015, iniciará os transplantes de coração, na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, que está sendo preparada para isso. Os transplantes renais serão ampliados, com a oferta do procedimento no Hospital Adriano Jorge.