Profissionais da Susam participam de estágio na Unicamp
No período de 23 a 26 deste mês, a convite da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, 15 profissionais que atuam em três maternidades da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) estarão participando de um estágio de 40 horas no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Universidade de Campinas (CAISM Unicamp). A atividade tem o apoio da Rede Brasileira de Pesquisa Neonatal (RBPN).
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, os profissionais (médicos e enfermeiros) que o Estado enviará ao evento integram as equipes do Instituto da Mulher Dona Lindu e das maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho, atuando na área de perinatologia.
“A troca de experiências entre serviços é muito importante para qualificar ainda mais o atendimento prestado às gestantes e recém-nascidos, atendidos no sistema público de saúde”, disse Alecrim, destacando que o Hospital da Mulher Dr. Aristodemo Pinotti, mais conhecido como CAISM Unicamp, foi o primeiro hospital da mulher da América Latina, difundindo o modelo de atenção integral à saúde da mulher, e atuando hoje nas áreas de assistência, pesquisa e ensino.
A gerente de Maternidades da Susam, Mônica Melo, explica que o estágio de pequena duração ofertado pelo CAISM tem como ênfase o atendimento ao recém-nascido em sala de parto e na unidade neonatal. “É uma oportunidade para aprofundar a discussão sobre as boas práticas e qualificar a gestão de leitos e da clínica no serviço, sempre tendo em vista a redução das complicações ou da mortalidade neonatal”, diz a enfermeira.