Governo do Estado fortalece ações de saúde em Parintins, durante o Festival dos bumbás
O Governo do Estado irá reforçar a estrutura para o atendimento de média e alta complexidade, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), para o período do Festival Folclórico, que acontece nos dias 26, 27 e 28 deste mês. O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, explica que Parintins é um dos municípios que já tem gestão plena da saúde, mas em decorrência do grande número de visitantes que a cidade recebe durante o evento, todos os anos a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) firma parceria com a Prefeitura para complementar a estrutura de atendimento, com recursos humanos, estoque de medicamentos e outros insumos de saúde, além de ambulâncias.
De acordo com o secretário, para a operacionalização das ações especiais de saúde em Parintins durante o Festival, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 183,5 mil. Serão enviados ao município aproximadamente 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e pessoal de apoio administrativo.
“Entre os médicos especialistas que serão enviados para reforçar o atendimento estão dois cirurgiões, dois traumato-ortopedistas, dois clínicos gerais, dois intensivistas, neurologista, cardiologista e anestesista”, informou o secretário.
O Bumbódromo terá dois postos de atendimento funcionando durante as três noites do festival. Um, será instalado ao lado da torcida do Garantido; outro ao lado do Caprichoso.
O Hospital Regional Dr. Jofre de Matos Cohen será a unidade de referência para o atendimento de Urgência e Emergência dos casos relacionados ao Festival. Uma aeronave UTI ficará de sobreaviso, caso haja necessidade de remover pacientes à capital.