Secretário de saúde estabelece novos direcionamentos nas rotinas de atendimento nos pronto-socorros
O novo secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, convocou uma reunião com todos os diretores dos prontos-socorros da rede pública de saúde, nesta segunda-feira (13), para avaliação e novos direcionamentos das rotinas de atendimento. Estarão em pauta assuntos como: acolhimento ao usuário; sistemática de abastecimento de medicamentos e insumos; conservação e manutenção de equipamentos, entre outros temas.
Nesta semana, Pedro Elias tem agendado rodadas de discussões com os gestores das unidades e fundações vinculadas à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), como parte da estratégia anunciada na sua posse, em 1º de julho, de uma atuação próxima e acompanhando de perto a rotina dos serviços. Ele já adiantou que, para isto, contará com o apoio de um grupo técnico, formado especialmente com este objetivo.
No último final de semana (sexta e sábado), Pedro Elias cumpriu agenda em São Paulo, fechando parcerias importantes para a rede pública estadual de saúde, principalmente nas áreas de Telemedicina e Cardiologia.
Na sexta-feira ele definiu os detalhes da formalização de parceria com a Universidade de São Paulo (USP), para ampliar, no interior do Amazonas, o diagnóstico e prevenção ao câncer de colo uterino, através da Telemedicina. Segundo Pedro Elias, a parceria com a instituição, considerada hoje a melhor universidade da América Latina, inclui também programas de educação em saúde, direcionados principalmente ao público jovem e com foco, sobretudo, nas doenças sexualmente transmissíveis.
Ainda na sexta-feira, o secretário também esteve no Hospital do Coração (HCor), discutindo parceria para um nova rodada de treinamentos multidisciplinares direcionados à equipe de cirurgia cardiopediátrica da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes. O serviço de cardiopediatria do hospital amazonense foi implantado há pouco mais de um ano por Pedro Elias, que era diretor da unidade. Já permitiu a realização de quase 80 cirurgias.
No sábado (11), Pedro Elias participou de reunião com a equipe do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC), com a intenção de também firmar parceria, desta vez na área de engenharia clínica. O IDPC é reconhecido como uma das mais prestigiadas instituições especializada na área cardiovascular, tanto no país como no exterior. Dentre outras atividades, desenvolve novas tecnologias, equipamentos, procedimentos, práticas e drogas, nesta área.