Fundação Adriano Jorge apresenta resultados de 70 trabalhos de pesquisa
A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), inicia nesta quarta-feira (12), as atividades da Semana do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC). Desenvolvido pelo Governo do Estado, o PAIC/FHAJ tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). Até sexta-feira, serão apresentados os resultados de 70 pesquisas desenvolvidas nos últimos 12 meses no Hospital. As apresentações serão de 8 às 18 horas, no Auditório Dr. Juarez Klinger do Areal Souto, na FHAJ.
O PAIC consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisas na FHAJ. Segundo o Diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) da FHAJ, Arteiro Menezes, a atividade tem por meta treinar o estudante de graduação em todo o processo de investigação científica. “Estamos possibilitando aos bolsistas a experiência prática e o desenvolvimento de habilidades em pesquisas”, destacou Menezes.
Ele frisa que, há quatro anos, a Fundação deu início ao PAIC, com a oferta de 30 bolsas de pesquisa. “Atualmente, são disponibilizadas 70 bolsas. Ou seja, tivemos um acréscimo de 133% no número de pesquisadores e orientadores envolvidos”, disse.
Os 70 projetos a serem expostos durante a semana foram executados em 11 áreas do conhecimento, visando atender ao interesse do Hospital, a exemplo de pesquisas em Medicina, Epidemiologia/Estatística, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Biblioteconomia, História da Saúde, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social e Ciências Sociais. Ao todo são 33 linhas de pesquisas ofertadas pela FHAJ.
Alexandre Bichara, Diretor-Presidente da FHAJ, disse que além de habilitar os alunos, as pesquisas têm como foco a melhoria na atenção ao paciente. “O processo de investigação, com orientação de pesquisador qualificado, permite aos acadêmicos viver uma experiência muito enriquecedora, do ponto de vista do conhecimento. O estímulo dado para a formação de futuros pesquisadores, também representa um ganho para a unidade hospitalar e para seus usuários”, destacou Bichara.
“Para cada projeto aprovado junto à Fapeam, além do bolsista, há um professor, com doutorado ou mestrado, atuando como orientador, e no mínimo, um colaborador, sendo este último, integrante do setor/instituição ou especialidade pesquisada”, informou a coordenadora do Paic, Rosiane Pinheiro. “Desta forma, temos no mínimo, o total de 210 pessoas atuando em projetos de pesquisa no Hospital Adriano Jorge, dentro das diversas especialidades”.
DADOS:
EVENTO: Semana do Programa de Apoio à Iniciação Científica – Apresentação dos resultados de 70 bolsas de pesquisa do PAIC/FHAJ.
DATA: 12,13 e 14 de Agosto.
HORÁRIO: 8 às 18 horas
LOCAL: Auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) – Av. Carvalho Leal, 1778 – Cachoeirinha.