Amazonas recebe Oficina de Assistência Farmacêutica, promovida pelo Ministério da Saúde
Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) participaram nesta terça-feira (22) da“Oficina in loco sobre o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica”.Promovida pelo Ministério da Saúde, a oficina foi realizada no auditório Maria Eglantina Rondon, na sede da Susam, e ministrada pelas técnicas do órgão federal Karen Tonini e Gisele Haro.
O objetivo da oficina foi de atualizar os profissionais da área da assistência farmacêutica, em relação aos protocolos clínicos, prescrições, dispensação de medicamentos e todos os procedimentos descritos na Portaria 1554/2015, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre as regras de financiamento e execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Participaram da oficina farmacêuticos, assistentes sociais e médicos da rede de policlínicas, Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi’s), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), fundações de saúde, clínicas conveniadas com o SUS para ofertar o serviço de hemodiálise, Hospital Universitário Getúlio Vargas e da Policlínica Conte Teles, da rede municipal de saúde.
“Essa Oficina está acontecendo em todos os estados brasileiros e nosso objetivo é fazer com que os profissionais que trabalham com medicamentos especializados tenham um maior conhecimento da regulamentação, estudem junto conosco, tirem suas dúvidas e façam sugestões, para que juntos possamos fazer sempre mais e melhor”, explicou Karen Tonini.
As técnicas também fizeram uma visita à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), na segunda-feira (21), para verificar as instalações físicas da unidade, como é feito o armazenamento dos estoques de medicamentos e a estrutura física da farmácia do componente especializado. “Todo esse trabalho vai gerar um relatório que será um instrumento a ser utilizado pelo Ministério da Saúde na condução da política de assistência farmacêutica”, explica Karen Tonini.