FMT promove simpósio estadual de Infectologia
A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), promove no período de 12 a 13 deste mês o II Simpósio de Infectologia do Amazonas, que contará com a participação de pesquisadores locais e convidados de instituições de referência, como o Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz). A diretora-presidente da FMT, Graça Alecrim, destaca que no dia 11, das 8h30 as 12h30, no auditório da instituição, haverá um curso pré-Simpósio, que terá como palestrante convidado o doutor Walter Tavares, uma das maiores autoridades médicas do País, na área de antibioticoterapia.
Professor titular de Doenças Infecciosas e Parasitárias dos cursos de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos, da Universidade Severino Sombra e também do Centro Universitário de Volta Redonda, todas instituições do Rio de Janeiro, Walter Tavares estará lançando, em Manaus, a 4ª edição – Revista e Ampliada – do livro “Rotinas de Diagnóstico e Tratamento das Doenças Infecciosas e Parasitárias”, que escreveu em parceria com Luiz Alberto Carneiro Marinho.
“No curso que ministrará no dia pré-simpósio, o doutor Walter abordará a questão da resistência bacteriana e seu significado clínico, um tema bastante atual e de extrema importância para os profissionais de saúde de todas as áreas”, ressaltou Graça Alecrim.
Programação – A conferência de abertura do Simpósio de Infectologia, que começa no dia 12, às 9h, no auditório Luiz Montenegro, na FMT, abordará o tema: “Avaliação não invasiva da fribrose hepática nas hepatites virais” e será proferida pelo gastroenterologista Hugo Parazzo, do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), do Rio de Janeiro.
Graça Alecrim ressalta que a programação incluirá, ainda, palestras sobre Tuberculose, novas drogas antimicobactérias, o papel dos novos testes diagnósticos para microbacteriose na prática clínica, antibiotecoterapia em pacientes difíceis (transplantados, dialíticos, com HIV/Aids), novos tratamentos das hepatites virais, entre outros.
O diretor de Ensino e Pesquisa da FMT, pesquisador Marcus Lacerda, fará a conferência de encerramento do simpósio, abordando o tema: “Aids: o que mudou, afinal”.
As inscrições para o simpósio estão sendo feitas somente pela internet, no endereço www.fmt.am.gov.br, onde também estão disponíveis as demais informações sobre o evento. O simpósio tem como público-alvo profissionais bem como alunos de graduação e pós-graduação, da área da saúde.