Lar Rosa Blaya recebe visita do superintendente regional da Previdência Social
O Serviço Residencial Terapêutico Lar Rosa Blaya, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), recebeu nesta quarta-feira (18), a visita de cortesia do superintendente regional do INSS para o Norte o Centro-Oeste, André Paulo Félix Fidelis. A direção da unidade vem trabalhando junto ao órgão da Previdência Social para assegurar aos pacientes atendidos pelo serviço o benefício da aposentadoria por invalidez.
De acordo com a diretora do Lar, Ray Pinheiro, os técnicos do INSS vêm fazendo visitas de rotina à unidade para dar andamento nos processos. “Cinco de nossos pacientes, por já terem a idade prevista para a concessão automática do benefício, já estão aposentados. Estamos, agora, com o processo de outros 19 moradores do Lar”, explica a diretora.
Ray destaca que o processo de reabilitação psicossocial dos moradores dos Serviços Residenciais Terapêuticos inclui a busca pela inserção desses pacientes na rede serviços, organizações e relações sociais da comunidade, visando sua progressiva inclusão social, sob todos os aspectos, inclusive de autonomia financeira.
Inaugurado pelo Governo do Estado em janeiro de 2014, o SRT Lar Rosa Blaya, que está localizado no bairro de Santa Etelvina, acolheu os pacientes que viviam internados no antigo Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER). Formado por um conjunto de oito casas, cada uma delas projetada para abrigar cinco pacientes, o Lar oferece aos moradores, com o suporte do Centro de Atenção Psicossocial Silvério Tundis, um atendimento multiprofissional que, conta, inclusive, com a presença de cuidadores.