Susam leva ações do Amazonas Saúde Itinerante ao município de Codajás
O município de Codajás (a 297 km de Manaus) recebe nesta quinta-feira (26) uma jornada de cirurgias de catarata, como parte das ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado. O atendimento se estenderá até sábado (28). Segundo o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, a previsão é de que sejam realizadas em torno de 70 cirurgias.
De acordo com a coordenação do programa, os pacientes já passaram por consultas com médicos oftalmologistas no mês outubro e realizaram todos os exames pré-operatórios. De 30 de novembro a 05 de dezembro, o Amazonas Saúde Itinerante também estará no município de Caapiranga (a 147 km de Manaus), oferecendo consultas oftalmológicas.
Criado com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso das pessoas que vivem no interior do Estado aos serviços de saúde, o programa, que tem a parceria do Ministério da Saúde, realizou, de janeiro a outubro deste ano, 85 ações, que alcançaram 50 municípios do interior do Estado. “Nestas ações, totalizamos 29.354 atendimentos, entre cirurgias, consultas com médico especialista e dispensação de óculos”, informou Pedro Elias.
Em dezembro, as ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante serão levadas aos municípios de Codajás novamente, Guajará, Humaitá e Parintins, incluindo três jornadas de cirurgias gerais e ginecológicas e uma de cirurgia de catarata.