Psoríase e Urticária são temas de curso no Alfredo da Matta

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza no próximo dia 17 de agosto, às 9h30, o curso de atualização científica em Urticária Crônica Espontânea e Psoríase, com o PhD Ricardo Moura, do laboratório Novartis. O curso acontece no auditório Damião Litaiff, na sede da instituição.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da Fuam, Mônica Santos, podem participar da atividade, médicos dermatologistas e alergistas, além de residentes de dermatologia. Os interessados em participar podem ligar para o telefone 3632-5853 ou entrar em contato pelo e-mail: gep@fuam.am.gov.br.

Psoríase e Urticária em números – Dados epidemiológicos da Fuam indicam que em 2015 foram notificados na instituição, 230 casos de psoríase. Neste primeiro semestre de 2016, já são 190 novos pacientes identificados e que seguem em tratamento.

Casos de urticária também são atendidos na Fuam. Em 2015, 113 pacientes foram atendidos, devido a esta dermatose. Em 2016, 54 pessoas já foram atendidas.

A psoríase é uma doença de pele crônica e não contagiosa. De causa desconhecida, caracteriza-se por manchas avermelhadas, com pele ressecada que apresenta descamação. O paciente pode ainda apresentar inchaço e rigidez em articulações. Os sintomas podem desaparecer e reaparecer periodicamente e cada paciente pode manifestar a doença de uma forma específica. Acredita-se que a psoríase tenha causas ligadas ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e a fatores genéticos.

A urticária se caracteriza por lesões vermelhas e inchadas que coçam e aparecem na pele rapidamente. As lesões podem aparecer em qualquer parte do corpo, de tamanhos variados, com ou sem inchaço. Normalmente, somem em 24 horas, sem deixar marcas. A urticária pode ser desencadeada por medicamentos, alimentos, infecções, picadas de insetos, problemas reumatológicos ou simplesmente não ter causa definida.