Laboratórios da FMT receberão recursos da Fapeam

Os laboratórios da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) tiveram suas propostas aprovadas para receber recursos do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Com o apoio da Fapeam em manutenção de equipamentos, as pesquisas realizadas na Fundação poderão ter continuidade.

“Com a manutenção dos equipamentos poderemos manter e aumentar os trabalhos que utilizam o cultivo celular ou o cultivo de parasitas”, disse a pesquisador Dra. Gisely Cardoso de Melo.


As propostas aprovadas são trabalhadas no Laboratório do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema instalado dentro das dependências da FMT-HVD, que é referência no tratamento de doenças tropicais. O diferencial da Fundação em estudos laboratoriais é que possui também uma área clínica, possibilitando melhor estudo e atendimento à população.

A Manutenção da infraestrutura de equipamentos para o cultivo de parasitos e células e a Manutenção da infraestrutura da Plataforma de sequenciamento foram os projetos que conseguiram aprovação no edital da Fapeam.

Essa aprovação torna possível manter a excelência nos trabalhos realizados na FMT-HVD. Em tempos de cortes nas verbas para pesquisa, esse financiamento faz a diferença. “Representa uma vitória, visto que os recursos estão escassos e a concorrência para estes recursos só está aumentando”, comemora a pesquisadora Gisely Cardoso de Melo.
Foto: Divulgação/SECOM