SES-AM realiza mutirão de neuropediatria para mais de 10 mil crianças no Amazonas
A ação tem como objetivo ampliar o oferecimento de consultas e reduzir o tempo de espera dos pacientes que aguardam atendimento de primeira vez na rede estadual

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) iniciou, neste sábado (08/08), um mutirão inédito de atendimentos em neuropediatria, com mais de 10 mil consultas para crianças que aguardam atendimento especializado na rede estadual. A primeira etapa foi realizada, simultaneamente, no Caic TEA Dr. José Contente e no Caic TEA Afrânio Soares, em Manaus.
A ação tem como objetivo ampliar a disponibilidade de consultas e reduzir o tempo de espera dos pacientes, que aguardam atendimento de primeira vez na rede estadual. O serviço será destinado, exclusivamente, a pacientes previamente agendados pela Regulação Estadual e que estão na fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).
Os usuários são comunicados por meio de mensagem enviada via WhatsApp, com informações sobre data, horário e local da consulta. A SES-AM orienta que os responsáveis mantenham os dados cadastrais e contatos atualizados e confirmem o recebimento da mensagem para garantir o atendimento.
A força-tarefa será realizada aos fins de semana, nos três Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) TEA, no Centro de Atenção Integral Juventude TEA e, também, contemplará municípios do interior do estado.
A iniciativa integra a estratégia da SES-AM para fortalecer a assistência especializada na rede estadual, ampliar a capacidade de atendimento e reduzir o tempo de espera pelas consultas reguladas, garantindo acesso mais oportuno ao diagnóstico e ao acompanhamento clínico.
“A gente fica feliz em participar de todo esse processo, mas ainda tem muito mais a fazer. E eu tenho certeza de que o Governo do Estado vai conseguir entregar aquilo que a população merece, que é saúde”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Luís Alberto Saraiva.

Para as famílias, o mutirão representou dignidade e compromisso com a qualidade de vida. “Para mim foi um grande privilégio estar aqui hoje, ter conseguido trazer meu filho. É uma ajuda importante ter esse mutirão porque ajuda muitas famílias”, disse a dona de casa Débora Ramos.

A administradora Luane Palma também destacou a importância do apoio do governo estadual.
“O atendimento foi de excelência, desde quando nós chegamos aqui até o atendimento com o médico responsável. Isso é uma vitória. E com essa ajuda do governo tenho certeza que vamos evoluir. Estou muito feliz”, declarou Luane Palma.

Avaliação
Durante a consulta, os pacientes passam por avaliação médica especializada e, quando necessário, são encaminhados para exames complementares e continuidade do acompanhamento na rede estadual de saúde.
A SES-AM orienta que os responsáveis apresentem documento de identificação do paciente com foto, cartão do SUS, outros laudos e exames anteriores, caso possuam.
Na capital, participam da ação o Caic TEA Dr. José Contente, localizado na avenida Autaz Mirim, nº 950, bairro Jorge Teixeira; o Caic TEA José Moreira, na rua Aracatu, bairro Nova Cidade; o Caic TEA Afrânio Soares, na avenida Tancredo Neves, s/n, bairro Parque 10 de Novembro; e o Centro de Atenção Integral Juventude TEA, situado na avenida João Valério, nº 68, bairro São Geraldo.
Saúde 60+
A ampliação da disponibilidade de consultas especializadas também contempla a população idosa. Na sexta-feira (07/08), a SES-AM iniciou a ação Saúde 60+, que prevê 865 consultas em seis especialidades médicas, ao longo do mês de agosto, nos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis).
Os atendimentos são destinados a pessoas com 60 anos ou mais previamente reguladas pelo Sisreg. A programação acontece às sextas-feiras e aos sábados, em sistema de rodízio entre os Caimis Dr. Paulo Lima, Dr. André Araújo e Ada Viana.
Assim como no mutirão de neuropediatria, os pacientes são comunicados pela Regulação Estadual via WhatsApp, com data, horário e local da consulta.
Atendimento especializado no interior
A disponibilidade de consultas em neuropediatria também vem sendo ampliada para o interior do Amazonas. A especialidade passou a integrar de forma permanente a programação do Governo Presente e já soma mais de 540 atendimentos, realizados nos municípios de Presidente Figueiredo, Itacoatiara e Manacapuru.
Durante as edições da ação, também é oferecida a realização de tipagem sanguínea, exame necessário para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).