Governo Presente: SES-AM leva atendimento em neuropediatria pela primeira vez a Manacapuru
Durante a ação, também foram oferecidos atendimentos em cardiologia, ginecologia, exames, entre outros serviços

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) ofereceu, nesta sexta-feira (19/05), consultas especializadas e exames durante a edição do programa Governo Presente, realizada em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). O atendimento ao público foi concentrado no 9º Colégio Militar da Polícia Militar de Manacapuru, localizado na avenida Pedro Rates de Oliveira, nº 1.550, bairro São José, reunindo diversos serviços voltados à promoção da saúde e à ampliação do acesso da população à assistência especializada.
Pela primeira vez, o Governo do Amazonas levou ao município o atendimento em Neuropediatria, ampliando a assistência especializada voltada ao público infantojuvenil.


O secretário de Estado de Saúde, Luís Alberto Saraiva, destacou que o serviço passará a integrar de forma permanente as ações do Governo Presente, fortalecendo a descentralização da assistência especializada e garantindo mais acesso às famílias do interior.
“Nesta edição, trouxemos uma novidade muito importante, que é o atendimento em Neuropediatria, um serviço fundamental para crianças que necessitam de avaliação e acompanhamento especializado, especialmente aquelas com transtornos do neurodesenvolvimento. A partir de agora, esse atendimento passa a integrar as ações do Governo Presente, garantindo mais acesso, cuidado e qualidade de vida para as famílias amazonenses”, informou o secretário.

Durante a ação, a SES-AM também ofertou consultas por Telessaúde na especialidade de Clínica Geral, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde. Também foram realizados atendimentos presenciais em Cardiologia, Cirurgia Vascular, Ginecologia, Clínica Geral, Oftalmologia e Ortopedia.
A população também teve acesso a exames de eletrocardiograma e teste ergométrico, além de serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atendimento da Regulação Estadual (Sisreg) e da Ouvidoria Estadual da Saúde.
O pescador Sânio Gonçalves, 49 anos, da zona rural do município, participou da ação e destacou a importância do atendimento ofertado à população do interior.
“Eu tinha uns exames e precisava passar com o ortopedista e hoje surgiu a oportunidade de fazer essa consulta com o especialista. Estou muito alegre e satisfeito com o atendimento recebido. Essa ação beneficia e facilita o acesso para quem mora no interior”, afirmou.


Além das consultas, a Carreta da Saúde também está no município oferecendo exames de tomografia. A unidade móvel está instalada no estacionamento do Hospital Geral de Manacapuru, localizado na rua Carolina Fernandes, nº 1.019, bairro São José, prestando suporte diagnóstico a unidade.
Atendimentos em Manaus
Além das ações em Manacapuru, os atendimentos em saúde do programa Governo Presente ocorreram ao longo desta semana na capital, levando consultas presenciais, atendimentos por Telessaúde, exames e serviços especializados para moradores da zona oeste da capital.
As atividades foram realizadas na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM VIII), na rua T8, no bairro Compensa, e na Escola Estadual Governador Melo e Póvoas, na rua Comendador Matos Areosa, 119, no bairro Santo Antônio.
Nos locais, foram disponibilizadas consultas presenciais com pediatra, clínico geral e ginecologista. E, também, atendimentos por Telessaúde nas especialidades de clínica geral, cardiologia e ortopedia.
Além disso, a SES-AM ofertou serviços de aferição da pressão arterial, testes glicêmicos, agendamento de consultas e exames pelo Sistema de Regulação, além de atendimento da Ouvidoria e ações de vigilância em saúde realizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
A Carreta da Saúde realiza exames de mamografia e ultrassonografia de abdômen total e superior, tireoide, mama, próstata (via abdome), aparelho urinário, transvaginal, obstétrica e pélvica. A unidade móvel está estacionada na rua Maria Amorim das Neves, nº 745, bairro Compensa 2, ao lado do 5º Batalhão, com atendimentos das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para a realização dos exames, os usuários devem apresentar documento oficial com foto e encaminhamento médico. Mulheres a partir de 40 anos não precisam de solicitação médica para realizar mamografia.