Amazonas sedia I Encontro Estadual do PSE para fortalecer saúde e educação nos municípios
Evento destaca integração entre saúde, educação e troca de experiências para promoção de escolas saudáveis

Iniciou nesta quarta-feira (05/11) o 1º Encontro Estadual do Programa Saúde na Escola, com o tema “Saberes da Floresta, cuidado que transforma: o PSE na Trilha de Escolas Saudáveis”. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) participa, junto com outras organizações de uma programação composta por palestras, mesas temáticas, apresentações culturais e trilhas de boas práticas, o encontro acontece até sexta-feira (07/11), no auditório da Fametro, localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul da capital.
O encontro reúne gestores, profissionais de saúde e de educação em todo o estado, buscando integrar saberes e estratégias entre os setores da saúde e educação, com participação dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). A iniciativa visa fomentar o diálogo intersensorial e promover a construção de estratégias colaborativas adaptadas às diferentes realidades regionais.

A secretária de saúde, Nayara Maksoud, destacou o caráter inédito e colaborativo da iniciativa. “Esse é o primeiro encontro estadual do Programa Saúde na Escola que realizamos no Amazonas, e tem um significado muito especial. Nosso objetivo é fortalecer as ações do PSE por meio do diálogo entre saúde e educação, compartilhando experiências e construindo estratégias que realmente atendam às realidades dos nossos municípios. É por meio dessa integração que conseguimos promover um cuidado que transforma e contribui para a formação de escolas mais saudáveis e acolhedoras”, afirmou.
A programação contempla temas essenciais ao desenvolvimento de práticas integradas. Entre os destaques estão a palestra sobre cuidado integral nas escolas como territórios de vida saudável, conduzida por representantes do Ministério da Saúde, além da mesa temática sobre alimentação saudável nos territórios amazônicos, com participação de docentes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Também serão realizadas trilhas temáticas voltadas à saúde mental, práticas integrativas, alimentação escolar, vacinação, saúde bucal e atividade física nas escolas, ampliando o compartilhamento de experiências bem-sucedidas entre os municípios.
“Esse evento é uma oportunidade única para fortalecer o diálogo intersetorial e a integração entre os municípios. Aqui estamos reunindo coordenadores de saúde e educação, além das referências técnicas dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, para que possamos, juntos, construir ações colaborativas que reflitam as nossas realidades locais e fortaleçam o Programa Saúde na Escola em todo o Amazonas”, ressaltou a secretária executiva de Políticas de Saúde da SES (SEAPS), Diana Lima.

O evento reúne representantes de municípios de todas as regiões do Amazonas, além de parceiros institucionais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosemns), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (MEC), Fametro e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), reforçando a construção coletiva de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à saúde dos estudantes da rede pública de ensino.