SES-AM realiza Oficina de Planejamento da Mesa Estadual do SUS com foco na valorização dos trabalhadores da saúde
Encontro visa fortalecer a negociação coletiva e ampliar o diálogo entre gestores, trabalhadores e entidades sindicais

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou a Oficina de Planejamento da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS do Amazonas (MENPSUS). A atividade tem como objetivo fortalecer o processo de negociação entre gestores, trabalhadores e representantes sindicais do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o diálogo e a construção de soluções para os desafios enfrentados na gestão do trabalho em saúde.
O evento ocorreu entre os dias 3 e 4 de junho, em Manaus, promovido com o apoio da Secretaria Executiva da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) e em parceria com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).
A oficina visa capacitar os participantes sobre o funcionamento das mesas de negociação, os instrumentos de planejamento do SUS – como o Plano de Saúde, a Programação Anual de Saúde e o Relatório de Gestão – além de abordar as diretrizes e aspectos legais que norteiam o processo negocial no âmbito do SUS.
A diretora do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) e secretária-geral da MENPSAM, Fabiana da Silva Gurgel, destacou que esta é a primeira oficina do tipo realizada na região Norte. “Essa oficina é resultado da adesão da Mesa Estadual do Amazonas ao Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS. O SiNNP é um sistema interinstitucional de articulação das mesas estaduais e municipais, que visa ao fortalecimento dessas instâncias em todo o país, integrando a gestão do trabalho e promovendo a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde”, afirmou a diretora.
Durante a oficina, a representante da bancada sindical, Cleidinir Francisca, do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Amazonas (SINDSAÚDE), abordou os principais avanços.
Entre os debates locais e a agenda nacional, o coordenador da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, Benedito Oliveira, reforçou a importância do alinhamento. “Temas como carreira, saúde do trabalhador, assédio moral, dimensionamento e condições de trabalho não podem ser tratados isoladamente. A oficina representa uma imersão nesse processo de negociação coletiva e um passo essencial para que as mesas locais atuem em consonância com a política nacional”, disse ele.
Programação

A programação da oficina incluiu reflexões sobre o contexto da Mesa Estadual de Negociação, identificação de problemas relacionados à força de trabalho e a construção de um plano de ação estratégico para o biênio 2025-2026.
O evento reúne gestores de saúde dos âmbitos federal, estadual e municipal, representantes sindicais, trabalhadores da saúde, consultores e especialistas em negociação coletiva. A iniciativa contribui para qualificar os processos de negociação, reduzir conflitos, promover melhores condições de trabalho e ampliar a participação dos trabalhadores na gestão do SUS, fortalecendo os princípios democráticos que sustentam o sistema de saúde pública no Brasil.
As mesas que integram o Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS contarão, ainda, com apoio técnico e jurídico da MNNP-SUS, ampliando o alcance e a efetividade das ações pactuadas durante a oficina.