SES-AM participa de formação para assistentes sociais da rede estadual de saúde
Capacitação fortalece planejamento profissional e valoriza atuação do Serviço Social na rede pública de saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), participou, na última segunda-feira (02/06), da formação continuada para assistentes sociais da rede estadual. A ação integra o projeto de extensão “Assistentes Sociais que escrevem a história”, promovido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em parceria com a SES-AM e o Conselho Regional DE Serviço Social da 15° Região (CRESS-AM).
A atividade ocorreu no auditório da Policlínica Gilberto Mestrinho, na zona sul de Manaus, com a participação de 21 profissionais que atuam em unidades como CAICs, CAIMIs, Policlínicas, CAPS e Fundações. A formação é composta por três encontros presenciais e atividades assíncronas, iniciando a próxima etapa da turma 1 acontece nos dias 09 e 16 de junho. Já a turma 2, voltada para profissionais de hospitais, maternidades, SPAs e UPAs, inicia no dia 23 de junho.
A gerente em Educação na Saúde e Humanização da SES-AM Francileide Bindá, destaca o impacto positivo da iniciativa. “Oficinas voltadas ao planejamento e à instrumentalidade do serviço social fortalecem a atuação no cotidiano da saúde. Essa articulação entre UFAM,CRESS-AM E SES-AM representa um avanço significativo para a categoria”, declarou.
Para a coordenadora do projeto e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS/UFAM) professora Roberta Coelho, a formação responde a uma demanda identificada junto aos profissionais da área. “Essa formação é resultado da escuta qualificada realizada pelo CRESS-AM, especialmente nas visitas de fiscalização. Identificamos a necessidade de apoiar os assistentes sociais no registro técnico do trabalho e na valorização das suas prerrogativas”.
Com essa ação, a SES-AM reafirma seu compromisso com a valorização dos trabalhadores da saúde e com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Amazonas.
