SES-AM participa do I Workshop PET-Saúde UEA com foco na prevenção da violência contra trabalhadoras do SUS
O evento promoveu conferências e rodas de diálogo voltados para o desenvolvimento de propostas intervenção nas unidades de saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participou do I Workshop PET-Saúde UEA, com o tema “Violência no ambiente de trabalho contra as trabalhadoras do SUS: prevenção a partir da intervenção”. O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de maio, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), em Manaus, e reuniu profissionais da saúde, docentes, estudantes e representantes de instituições federais, estaduais e municipais.
A mesa de abertura contou com a presença de professores da UEA, diretores de departamento da instituição, coordenadoras do PET-Saúde da UFAM e UEA, além de representantes das Secretarias de Saúde do Estado (SES-AM) e do Município (SEMSA).
A Secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde (SEAPS), Nara Núbia Esquivel, destacou a importância de discutir sobre esse tema. “A Participação da SES nesse Workshop vem fortalecer a importância do diálogo sobre a temática e criar estratégias de enfrentamento dos diversos tipos de violência contra as mulheres em seus ambientes de trabalho”, afirmou.

O evento recebeu membros do Comitê de Equidade no âmbito do Trabalho e da Educação no SUS – SES/AM, com destaque para a coordenadora do Comitê, Maria das Graças Cardoso da Silva e para Silvana Osmarina Andrade Pinto, representante da Mesa de Negociação do SUS.
Para a coordenadora do Comitê, Maria das Graças, iniciativas como essa abrem espaço de construção de estratégias de enfrentamento. “O evento é uma oportunidade importantíssima para o debate e a discussão sobre a violência contra os trabalhadores de saúde e principalmente, contra àqueles grupos sociais que sofrem muitas discriminações e preconceitos, como as pessoas negras, indígenas, LGBTQI+ e deficientes”, disse a coordenadora.

Além do workshop, o evento promoveu conferências, rodas de diálogo e grupos de trabalho voltados para o desenvolvimento de propostas concretas de intervenção nas unidades de saúde.