Serviço de Pronto Atendimento Coroado
APRESENTAÇÃO
Em 16 de março de 1984, foi inaugurado o Centro de Saúde do Coroado, prestando serviços ambulatoriais, comprogramas de controle de doenças endêmicas, saúde da família, saúde da criança e adolescente, etc. No dia 16 demarço de 1992, foi reinaugurado como Serviço de Pronto Atendimento Coroado, conforme o Decreto nº 14.110, de25 de julho de 1991, com funcionamento 24 horas, sendo parte do projeto de expansão do setor de Urgência e Emergência na cidade de Manaus. Visando atender às novas diretrizes do Ministério da Saúde, ao Projeto Qualisus, o SPA passou por mais uma reforma e ampliação, sendo reinaugurado em 22 de outubro de 2009 nos moldes atuais.
Esta Carta de Serviços tem por objetivo informar e orientar os usuários sobre os serviços oferecidos por esta unidade de saúde, apresentando de forma clara e acessível as formas de acesso, os compromissos de atendimento e os canais disponíveis para manifestações do cidadão, como elogios, solicitações de informações, reclamações, denúncias e sugestões.
A unidade presta atendimento de urgência e emergência e funciona de modo ininterrupto nas vinte e quatro horas do dia e em todos os dias da semana, incluídos feriados e pontos facultativos, contando com instalações e equipamentos próprios de retaguarda de baixa e média complexidade, bem como com equipe multiprofissional interdisciplinar compatível com seu porte.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / ENTREGA DE RESULTADO DE EXAME RT-PCR:
Onde: Sala do Núcleo de Vigilância Hospitalar – NVH, térreo.
Horário: 07h às 18h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos.
Requisitos: Realização de coleta de amostra biológica no SPA Coroado. Solicitar o resultado do teste via Whatsapp do Núcleo de Vigilância Hospitalar – NVH através do celular 92 98401-6062.
2) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / EMISSÃO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO:
Onde: Serviço de Arquivo Médico Estatístico – SAME, 1º andar.
Horário: 08h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos.
Requisitos: O requerimento deve ser feito pelo paciente, titular do prontuário, ou por procurador devidamente autorizado em procuração específica, reconhecida em cartório; no caso de paciente que foi a óbito, a solicitação pode ser feita por familiares até o 4° (quarto) grau, comprovado o parentesco e observada a prioridade hereditária; no caso de criança/adolescente, ou outros casos de incapacidade, a solicitação pode ser feita por seus responsáveis legais, cuja relação deve ser comprovada por documentos oficiais. Outros casos serão atendidos por determinação judicial.
3) SERVIÇO DE APOIO DIAGNÓSTICO / EXAMES LABORATORIAIS (HEMOGRAMA, GLICEMIA CAPILAR, PESQUISA DE PLASMODIUM, BETA HCH DE URGÊNCIA, TESTE RÁPIDO PARA HIV, SÍFILIS, HEPATITES, PARASITOLÓGICO DE FEZES; URINA; ENZIMAS CARDÍACAS):
Onde: Laboratório, térreo.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Admissão na unidade, classificação no ACCR, avaliação médica e apresentação de ficha de atendimento com solicitação de exame.
4) SERVIÇO DE LABORATÓRIO / COLETA DE AMOSTRA BIOLÓGICA PARA DETECÇÃO DE ANTÍGENO E RT-PCR PARA IDENTIFICAÇÃO DA COVID-19:
Onde: Consultório Rosa, Enfermaria Coorte, Térreo.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Admissão na unidade, avaliação no Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), avaliação médica ou do enfermeiro e apresentação de Ficha de Atendimento com solicitação de exame.
5) SERVIÇO DE CIRURGIA / DRENAGEM:
Onde: Sala de Procedimentos Contaminados, térreo.
Horários:
Diurno: De segunda à quinta, de 08h às 11h30 e de 13h30 às 18h. Sexta, sábado, domingo e feriados de 08h às 11h30 e de 13h30 às 17h30;
Noturno: De segunda à quinta, de 19h às 22h. Fichas para o horário noturno serão abertas das 19h às 20h. Sexta, sábado e domingo o horário noturno, de 19h às 07h, fica reservado ao atendimento de emergência.
CASOS EXCEPCIONAIS SERÃO AVALIADOS PELO CIRURGIÃO PLANTONISTA.
Requisitos: Admissão na unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR, avaliação médica. A demanda é espontânea e de pacientes trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e Serviço de Transporte Sanitário – SOS VIDA.
6) SERVIÇO DE CIRURGIA / PEQUENA CIRURGIA:
Onde: Sala de Sutura, térreo.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Admissão na unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR. Procedimento é realizado após avaliação médica. A demanda é espontânea e de pacientes trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e Serviço de Transporte Sanitário – SOS VIDA.
7) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO – ACCR:
Onde: Sala de ACCR, térreo.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Admissão na recepção da unidade de pacientes com quadros agudos e crônico-agudizados de urgência e emergência.
8) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CURATIVO:
Onde: Sala de Procedimentos Contaminados, térreo.
Horários: 08h às 12h e 14h às 17h, aos finais de semana, feriados e pontos facultativos..
Requisitos: Admissão na unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR, e avaliação do Enfermeiro.
9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / SONDAGEM NASOGÁSTRICA, NASOENTÉRICA E VESICAL :
Onde: Sala de procedimentos, térreo.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Admissão na unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR, e avaliação médica.
10) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / ASSISTÊNCIA EM NUTRIÇÃO:
Onde: Enfermarias, térreo.
Horário: 07h às 19h.
Requisitos: Admissão na unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR, admissão na Enfermaria de Observação ou Sala de Emergência.
11) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ODONTOLOGIA (Tratamento de inflamações agudas da polpa dentária-pulpites; de abscessos odontogênicos-infecção dentária; de celulites odontogênicas; de traumatismos dentoalveolares e hemorragias orais; de alveolite- infecção após extração; Sutura de pequenas lacerações e curativos dentários):
Onde: Consultório Odontológico, térreo – área externa (garagem).
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Admissão na unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR.
12) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA PEDIÁTRICA:
Onde: Consultórios Pediátricos, Sala Rosa, Sala de Emergência e Enfermarias, térreo.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Faixa etária de atendimento é de até 14 (catorze) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias. Admissão na unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR. A demanda é espontânea e de pacientes trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e Serviço de Transporte Sanitário – SOS VIDA.
13) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / RAIOS-X:
Onde: Sala de Raios-X, térreo.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Admissão na unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR, avaliação médica e apresentação de Ficha de Atendimento com solicitação de exame.
14) SERVIÇO MÉDICO / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA ADULTO:
Onde: Consultórios Clínicos, Sala Rosa, Sala de Emergência e Enfermarias, térreo.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Faixa etária de atendimento a partir de 15 (quinze) anos, admissão na unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR. A demanda é espontânea e de pacientes trazidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU e Serviço de Transporte Sanitário – SOS VIDA.
15) SERVIÇO MÉDICO / PREENCHIMENTO DE COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO – CAT:
Onde: Serviço de Arquivo Médico Estatístico – SAME, 1º andar.
Horário: 08h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos.
Requisitos: atendimento prévio na unidade, preenchimento do formulário no SAME para solicitação da CAT, apresentação da Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT.
16) SERVIÇO MÉDICO / RETIFICAÇÃO DE DECLARAÇÃO DE ÓBITO (D.O.):
Onde: Sala do SAME (Serviço de Arquivo Médico Estatístico), 1º andar.
Horário: 08h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados e pontos facultativos.
Requisitos: Solicitar no SAME a retificação apresentando a via amarela da D.O. e comprovação do item a ser retificado. Apenas para Declarações de Óbitos expedidas na Unidade.
17) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ELETROCARDIOGRAMA:
Onde: Sala de Procedimentos. Térreo.
Horário: 24 horas, todos os dias.
Requisitos: Admissão na Unidade, avaliação e classificação de risco no ACCR, avaliação médica e apresentação de ficha de atendimento com solicitação de exame.
NOTA: Os serviços e horários de atendimentos poderão eventualmente sofrer alterações de acordo com o volume demandado ou outras variáveis.
18)BOLETIM MÉDICO DA SALA VERMELHA
Onde: Recepção da Sala Vermelha
Horário: às 16h da tarde todos os dias.
Requisitos: Pacientes em observação na Sala Vermelha não tem direito a visitantes. É permitido trazer roupas e material de higiene pessoal, não é permitido trazer alimentos ou bebidas.
BREVE HISTÓRICO
Em 16 de março de 1984, foi inaugurado o Centro de Saúde do Coroado, prestando serviços ambulatoriais, com programas de controle de doenças endêmicas, saúde da família, saúde da criança e adolescente, etc. No dia 16 de março de 1992, foi reinaugurado como Serviço de Pronto Atendimento Coroado, conforme o Decreto nº 14.110, de 25 de julho de 1991, com funcionamento 24 horas, sendo parte do projeto de expansão do setor de Urgência e Emergência na cidade de Manaus. Visando atender às novas diretrizes do Ministério da Saúde, ao Projeto Qualisus, o SPA passou por mais uma reforma e ampliação, sendo reinaugurado em 22 de outubro de 2009 nos moldes atuais.
DADOS DA UNIDADE
Diretor-Presidente | Priscilla Valéria Alves de Oliveira Mêne |
CNPJ | 00.697.295/0094-04 |
CNES | 2017687 |
Telefone | (92) 3647-2806 |
spa_coroado@saude.am.gov.br | |
Endereço | Avenida Beira Mar, 156 Coroado. CEP 69080-030, Manaus |
Horário de Funcionamento: | 24hs |
Horário de Atendimento: | 24hs |
Linhas de ônibus: | 541, 540, 002, 001 e 515 |
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IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Garantir, em tempo integral, o atendimento aos casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade demandados pela comunidade, com a maior resolutividade possível, removendo, de forma assistida, para as unidades de maior complexidade, os casos absolutamente necessários.
VISÃO
Ser reconhecido pela qualidade dos serviços prestados no atendimento de baixa e média complexidade, proporcionando de forma humanizada, a valorização dos usuários e colaboradores.
VALORES
Ética, Integridade, Dignidade no atendimento e no trabalho, Inovação, Excelência, Economicidade e Transparência, além dos Princípios como a Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO COROADO
Em casos de Urgência e Emergência Médica ou Odontológica:
Urgência refere-se a situações que não representam risco imediato à vida, como dores, febres, viroses e picos hipertensivos.
Emergência envolve situações em que há ameaça imediata à vida, como ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, cortes profundos, acidentes, parada cardíaca, crises convulsivas, entre outras.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO SERVIÇO DE PRONTO ATENDIMENTO COROADO
O usuário deve comparecer, preferencialmente, acompanhado de um familiar ou responsável próximo que conheça o caso. Além disso, é necessário apresentar:
- Documento de identificação oficial com foto.
- Cartão Nacional de Saúde (CNS)
- Ser morador da zona leste.
- Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.
- Pacientes menores de 18 (dezoito) anos devem estar acompanhados de um responsável legal, e ambos devem portar documento de identificação.
TEMPO DE ESPERA
O serviço de triagem consiste em uma avaliação prévia à consulta, na qual serão verificados os sinais vitais do paciente. As queixasapresentadas serão analisadas para determinar a prioridade do atendimento, podendo ser imediato ou mediato, de acordo com agravidade de cada caso. A classificação dar-se pelo Protocolo de Classificação de Risco, da seguinte forma:
Vermelho: emergênciascom risco de vida — atendimento imediato.
Laranja: urgências muito graves — atendimento em até 10 minutos.
Amarelo: urgências— atendimento em até 60 minutos
Verde: pouco urgentes — atendimento em até 120 minutos.
Azul: não urgentes — atendimento em até 240 minutos
Salas de Observação
O SPA Coroado trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. O tempo máximo de permanência do paciente no SPA Coroado para elucidação diagnóstica e tratamento é de 24 (vinte e quatro) horas. Conforme avaliação do quadro clínico, sendo indicada a internação, deverá o médico preencher Guia de Transferência para unidade de referência e/ou maior complexidade, e o Núcleo Interno de Regulação- NIR deverá proceder com a inserção do paciente no Sistema de Transferência de Emergência Regulada- SISTER.
ACOMPANHANTES
É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS), a mulher tem o direito de ter um acompanhante em consultas, exames e procedimentos realizados (lei nº 14.737, de 27 de novembro de 2023). Tem direito de até dois (02) acompanhantes crianças, adolescentes e adultos portadores de Transtorno do Espectro Autista – TEA (Lei n.º 6.847, de 02 de maio de 2024) e pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15 e Lei Estadual nº 7.124, de 03 de outubro de 2024). Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa ter mais de 18 anos, estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais informados na unidade. Horário de troca de acompanhantes: todos os dias das 08h às 09h da manhã e das 19h às 20h da noite.
VISITANTES
Paciente em observação no SPAC, terá direito a 2 (dois) visitantes por vez. É importante ter sempre em mãos um documento de identificação com foto. Não é permitido trazer alimentos, bebidas e cigarro para o paciente. É permitido trazer somente roupas e material de higiene pessoal. Horário de visitas: 16h às 17h.
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
FOTOS





