Serviço de Pronto Atendimento Alvorada
APRESENTAÇÃO
Em 14 de março de 1972, teve início o atendimento de saúde no bairro Alvorada, sob a gestão do governador João Valter de Andrade, por meio da criação de uma Unidade Sanitária. Essa unidade prestava serviços à população em geral, com atendimento médico (pediatria, clínica geral e ginecologia/obstetrícia), odontológico, além de parteiras, visitadores e acompanhamento de agravos.
Com o passar do tempo e o progresso contínuo no atendimento, ocorreram diversas mudanças na nomenclatura e na estrutura dos serviços oferecidos. Em 15 de março de 1993, a unidade passou a ser oficialmente denominada Serviço de Pronto Atendimento do Alvorada (SPA Alvorada), com funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia.
Esta Carta de Serviços tem como objetivo informar e orientar os usuários sobre os serviços prestados por esta unidade de saúde, apresentando de forma clara e acessível os modos de acesso, os compromissos de atendimento e os canais disponíveis para manifestações da população, como elogios, solicitações de informações, reclamações, denúncias e sugestões.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Horário de atendimento: 24 horas
2) OUVIDORIA DA UNIDADE
Horário de atendimento: 7h às 13h, segunda a sexta-feira.
OBS: Para qualquer cidadão, servidor ou entidade que deseje registrar denúncia, reclamação, sugestão, elogio ou solicitar esclarecimentos relacionados à saúde.
Onde: Administração.
3) FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO
Horário de atendimento: 7h às 19h, todos os dias.
OBS: apresentar documento de identificação.
Onde: Serviço Social.
Requisito: o requerimento deve ser feito pelo paciente ou representante legal.
4) INTERNAÇÃO
Horário de atendimento: 24 horas
5) TRIAGEM
Onde: Recepção principal
Horário: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, exceto em situações de Emergência, quando a identificação poderá ser posterior.
6) EXAMES LABORATORIAIS
Onde: Laboratório.
Horário: 24h, todos os dias.
Requisito: solicitação médica do exame.Somente para pacientes em atendimento no Serviçode Pronto Atendimento Alvorada.
7) ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS
Onde: Posto de medicação adulto e infantil.
Horário: 24h, todos os dias.
Requisito: Conclusão de terapia medicamentosa, receita médica obtida Unidade
8) COLETA DE EXAME RT – PCR (COVID-19)
Onde: Sala de coleta de RT-PCR.
Horário: 24h, todos os dias.
Requisito: paciente apresentando sintomas gripais, após atendimento e recomendação médica.
9) CONTROLE E PREVENÇÃO DE INFECÇÕES RELACIONADAS A ASSISTÊNCIA À SAÚDE
Onde: Posto de Administração de Medicamentos, Sala de Observação, Sala de Emergência e Enfermarias.
Horário: 24h, todos os dias.
Requisito: paciente em atendimento no Serviço de Pronto Atendimento Alvorada.
10) CURATIVO E RETIRADA DE PONTOS
Onde: Sala de Sutura e Sala de Drenagem.
Horário: finais de semana e feriados das 8 às 17h.
Requisito: Documento Oficial com foto e CartãoNacional do SUS.
11) NOTIFICAÇÃO DE DOENÇAS COMPULSÓRIAS
Onde: Triagem, Sala do Enfermeiro, Sala de Emergência e Enfermarias.
Horário: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, estar apresentando sintomas de Doenças de Notificação Compulsória.
12) TROCAS DE SONDAS NASOGÁSTRICA E NASOENTERAL
Onde: Sala de Emergência e Enfermarias.
Horário: 8 às 17h, exceto emergências.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS
13) SERVIÇO MÉDICO/ CLÍNICA CIRÚRGICA: ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CIRÚRGICA
Local de atendimento: Consultório Cirúrgico/Sala de Sutura, Sala de Drenagem Sala de Emergência e Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 24h, todos os dias, exceto Drenagem (8h às 12h e 14h às 17h).
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.
14)TROCA DE SONDA VESICAL
Onde: Sala de Emergência.
Horário: 24 horas, conforme necessidade.
Requisito: Documento Oficial com foto e CartãoNacional do SUS
15) DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Onde: Área interna administrativa.
Horário: 24h, todos os dias.
Requisito: Atende a demanda interna e dispensamedicamentos para malária e PEP.
16)CLÍNICA CIRÚRGICA: ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CIRÚRGICA.
Onde: Consultório Cirúrgico/Sala de Sutura, Sala de Drenagem Sala de Emergência e Enfermarias.
Horário: 24h, todos os dias, exceto Drenagem (8h às 12h e 14h às 17h).
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.
17) CLÍNICA MÉDICA: ATENDIMENTO EM SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA CLÍNICA
Onde: Consultórios Médicos 3 a 5, localizados no corredor principal, Sala de Emergência e Enfermarias.
Horário: 24H, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.
18)Clínica Pediátrica: Atendimento em Situações de Urgência e Emergência Pediátrica.
Local de atendimento: Consultórios 1 e 2, localizados no corredor principal, Sala de Emergência e Enfermarias.
Horário: 24h, todos os dias.
Requisitos: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, idade de 0 a 14anos ,11 meses e 29 dias.
18) SERVIÇO DE PSICOLOGIA/ ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
Local de atendimento: Sala de Emergência, Enfermarias e na Sala do Serviço Social.
Dias e horários de Atendimento: de segunda a sexta feira de 7:00 às 13:00h e de 16:00 às 22:00h.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, ser atendido no serviço.
19) ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL
Exclusiva para pacientes em observação e internados.
Onde:Sala de Emergência e Enfermarias.
Horário: 7h às 13h ,segunda a sexta-feira.
Requisito:Paciente Internado.
20)SERVIÇO DE ODONTOLOGIA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Onde: Consultório Odontológico, localizado no corredor principal, última sala do lado direito.
Horário: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.
21)SERVIÇO DE RADIOLOGIA/RAIO X
Onde: Sala de Radiologia, localizada no corredor principal.
Horário: 24h, todos os dias.
Requisito: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, exceto em situações de emergência.
Somente para pacientes atendidos no Serviço de Pronto Atendimento Alvorada.
22) SERVIÇO SOCIAL/ ASSISTÊNCIA A PACIENTES E FAMILIARES
Local de atendimento: Sala do Serviço Social, localizada no corredor principal, Sala de Emergência e Enfermarias
Dias e horários de Atendimento: 7 às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS.
23) SERVIÇO SOCIAL/ FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO
Local de atendimento: Sala do Serviço Social, localizada no corredor principal.
Dias e horários de Atendimento: 7 às 19h, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Documento Oficial com foto e Cartão Nacional do SUS, somente para o paciente ou responsável legal (apresentar procuração).
BREVE HISTÓRICO
Em 14 de março de 1972, foi inaugurado o SPA Alvorada como unidade sanitária para atendimento da população em geral e acompanhamento dos agravos.
A equipe de profissionais era formada por médicos (pediatra, clínico geral e ginecologia/obstetrícia), odontólogos, parteiras e visitadores.
O estabelecimento assistencial à saúde possui em seu histórico diversas mudanças de nomenclatura e adequação de atendimento.
Em 15 de março de 1993, a unidade recebeu a nomenclatura de Serviço de Pronto Atendimento do Alvorada, e segue com atendimento nas 24 horas até os dias de hoje.
DADOS DA UNIDADE
Diretor-Presidente | Francisco da Cunha Araújo |
CNPJ | 00.697.295/0093-15 |
CNES | 2017873 |
Telefone | (92) 3659-4100 |
spa_alvorada@saude.am.gov.br | |
Endereço | Rua Lóris Cordovil, s/n – Alvorada I, CEP: 69043-010 |
Horário de Funcionamento: | 24hs |
Horário de Atendimento: | 24hs |
Linhas de ônibus: | 213, 219, 225 e 227 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Garantir assistência humanizada e qualificada aos casos de urgência e emergência, de baixa e média complexidade, proporcionando atendimento em tempo integral e especializado, com tecnologias adequadas e profissionais comprometidos com o cuidado de maneira integrada à comunidade, além de oferecer retaguarda às unidades básicas de saúde, diminuindo a sobrecarga de hospitais e prontos-socorros de maior complexidade.
VISÃO
Ser referência no atendimento de baixa e média complexidade em urgência e emergência até 2023, com a comunidade usuária saudável, na qual o SUS seja reconhecido por sua excelência; e na assistência ao paciente, oferecendo resolutividade, assim como na gestão em saúde e no ensino com foco no aprimoramento dos processos operacionais.
VALORES
Ética, qualidade, humanização, dedicação, eficiência, valorização à vida, responsabilidade social e ambiental, transparência e cooperativismo.
ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SPA ALVORADA
Em casos de Urgência e Emergência Médica ou Odontológica:
Urgência refere-se a situações que não representam risco imediato à vida, como dores, febres, viroses e picos hipertensivos.
Emergência envolve situações em que há ameaça imediata à vida, como ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, cortes profundos,acidentes, parada cardíaca, crises convulsivas, entre outras.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE
O usuário deve ter mais de 18 anos e comparecer com um acompanhante maior de idade, preferencialmente um familiar ou responsável próximo que conheça o caso.
Além disso, é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e, preferencialmente, ser morador da zona norte de Manaus.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos devem estar acompanhados de um responsável legal, ambos devem portar documento de identificação.
TEMPO DE ESPERA
O serviço de triagem consiste em uma avaliação prévia à consulta, na qual serão verificados os sinais vitais do paciente. As queixas apresentadas serão analisadas para determinar a prioridade do atendimento, podendo ser imediato ou mediato, de acordo com a gravidade de cada caso.
A classificação das urgências será feita da seguinte forma:
Vermelho: emergências com risco de vida — atendimento imediato;
Laranja: urgências muito graves — atendimento em até 10 minutos;
Amarelo: urgências — atendimento em até 60 minutos;
Verde: pouco urgentes — atendimento em até 120 minutos;
Azul: não urgentes — atendimento em até 240 minutos.
INTERNAÇÃO
O paciente após ser avaliado pelo profissional médico e houver indicação de internação, será conduzido à enfermaria para receber os cuidados apropriados. Será inserido no Sistema de Regulação – SISTER e aguardar disponibilidade de vaga para transferência.
ACOMPANHANTES
Será permitido acompanhantes aos menores de 18 anos, a partir de 60 anos, portadores de deficiência e quando houver necessidade, após avaliação da equipe multiprofissional
VISITANTES
Por ser unidade de urgência e emergência, o SPA Alvorada não permite visitantes de rotina. Exceções são avaliadas pelo Serviço Social.
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
FOTOS





