CAIMI André Araújo
APRESENTAÇÃO
A presente Carta de Serviços tem o objetivo de demonstrar a identidade das unidades da rede ambulatorial integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno de cada estabelecimento assistencial à saúde e, por reflexo, organizar e melhorar o fluxo de pacientes, assim como racionalizar e otimizar os recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pela instituição e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.
O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade – CAIMI Dr. André Araújo, é uma unidade ambulatorial que faz parte do conjunto de unidades que compõem a Secretaria Executiva de Assistência da Capital – SEA-Capital, e tem como objetivo garantir o atendimento a idosos assim considerados a partir de 60 anos de idade, com ênfase no tratamento de doenças ligadas ao envelhecimento ou que se tornam frequentes nessa fase da vida, assim como em ações de orientação com foco na prevenção de acidentes decorrentes da perda de funcionalidades que lhe é característica. Para tanto conta com uma equipe multiprofissional abrangendo os serviços médicos, geriátricos, fisioterápicos, terápico ocupacionais, psicológicos, de assistência social, dentre outros, assim como uma carta de serviços a orientar o usuário dos serviços deste CAIMI.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) Cadastro
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira: de 7h às 12h (manhã) e de 13h às 17h (tarde)
Requisito: RG; CPF; Cartão SUS; Cartão de Vacinação; Comprovante de Residência com CEP atualizado.
Procedimento: O paciente deverá pegar uma ficha na recepção I, aguardar chamada para preenchimento dos dados no sistema; aguardar chamada para triagem com assistente social e enfermeira.
2) Agendamento de Consulta às Clínicas Médicas ou Especialidades (retorno)
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de 7h às17h30
Requisito: Agendamento presencial ou pelo WhatsApp no telefone: 92 98416-7165, informando o número do Cartão do SUS; sujeito a disponibilidade de agenda
Procedimento:
Para agendamento presencial: apresentar cartão do SUS ao atendente para registro da agenda no sistema;
Para agendamento por telefone e WhatsApp: informar número do cartão do SUS para registro da agenda no sistema
3) Ouvidoria
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira: de 7h às 12h (manhã) e de 13h às 17h (tarde)
Requisito: Ser Pacientes e acompanhantes que queira fazer reclamação, denúncias, elogios, informações ou sugestões acerca da qualidade dos serviços prestados pela Unidade.
Procedimento: Ouvidor receber e apurar todas as manifestações que lhe forem dirigidas ou colhidas em veículos de comunicação formal e informal, notificando os ambientes envolvidos para os esclarecimentos necessários e garante o retorno das providências adotadas.
4) NIRA/SISREG Agendamento de consulta de 1ª vez para especialidades e consultas ao sistema SISREG
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de 7h às17h30
Requisito: Atendimento presencial ou pelo WhatsApp no telefone: 92 98403-2888, informando o número do Cartão do SUS; necessário apresentar encaminhamento médico.
Procedimento:
Para agendamento presencial: apresentar cartão do SUS e encaminhamentos ao atendente para registro no sistema Sisreg;
Para agendamento por telefone e WhatsApp: informar número do cartão do SUS e foto do encaminhamento médico/ solicitação de exames para registro no sistema Sisreg.
5) Clínica médica
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira: Manhã: 7:00 ás 11:00H Tarde: 13:00 às 17:00H
Requisito: Deve trazer sua garrafinha de água ou squash, toalhinha para uso pessoal.
Procedimento: Paciente deve chegar com 30 min. de antecedência para triagem, pegar ficha para recepção e aguardar chamada no painel para atendimento. Deve trazer exames e/ou receitas, se houver.
6) Endocrinologia
Onde:
Horário: Atendimento na 5ª feira: Manhã: 7:00 ás 11:00H Tarde: 13:00 às 17:00H
Requisito: Se 1ª vez, trazer encaminhamentos e agendamento do SISREG; Se retorno, exames se houver. Deve trazer sua garrafinha de Água ou squash, toalhinha para uso pessoal.
Procedimentos: Ao chegar o paciente deve informar agendamento médico, dirigir-se à recepção pegar ficha para o atendimento com cartão do SUS e aguardar chamada no painel para atendimento e encaminhamento para a consulta
7) Geriatria
Onde:
Horário: Atendimento 2ª, 4ª feiras: Manhã: 7:00 ás 11:00H Tarde: 13:00 às 17:00H
Requisito: Se 1ª vez, trazer encaminhamentos e agendamento do SISREG; Se retorno, exames se houver. Deve trazer sua garrafinha de Água ou squash, toalhinha para uso pessoal.
Procedimento: Ao chegar o paciente deve informar agendamento médico, dirigir-se à recepção pegar ficha para o atendimento com cartão do SUS e aguardar chamada no painel para atendimento e encaminhamento para a consulta.
8) Fisioterapia
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira: Manhã: 6:00 ás 12:00H Tarde: 12:00 às 18:00H
Requisito: Se 1ª vez, trazer encaminhamentos, agendamento do SISREG e exames; Deve trazer sua garrafinha de Água ou squash, toalhinha para uso pessoal.
Procedimentos: Ao chegar o paciente deve dirigir-se à recepção 1 informar seu agendamento e seguir para o setor de Fisioterapia com cartão do SUS e aguardar o encaminhamento para a consulta.
9) Atendimento Serviço Social e Enfermagem
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira: Manhã: 7:00 ás 11:00H Tarde: 13:00 às 17:00H
Requisito: Demanda livre. Deve trazer sua garrafinha de Água ou squash, toalhinha para uso pessoal.
Procedimento: O paciente deve dirigir-se à recepção com cartão do SUS, informar interesse em falar com profissional de saúde e aguardar o encaminhamento para a consulta.
10) Atendimento Psicologia
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira: Tarde: 13:00 às 17:00H
Requisito: Se 1ª vez, trazer encaminhamentos, agendamento do SISREG e exames; Deve trazer sua garrafinha de Água ou squash, toalhinha para uso pessoal.
Procedimentos: Ao chegar o paciente deve informar agendamento médico, dirigir-se à recepção pegar ficha para o atendimento com cartão do SUS e aguardar chamada no painel para atendimento e encaminhamento para a consulta.
11) Atendimento Fonoaudiologia
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de 7h às 11h
Requisito: Se 1ª vez, trazer encaminhamentos, agendamento do SISREG e exames; Deve trazer sua garrafinha de água ou squash, toalhinha para uso pessoal.
Procedimentos: Ao chegar o paciente deve informar agendamento médico, dirigir-se à recepção pegar ficha para o atendimento com cartão do SUS e aguardar chamada no painel para atendimento e encaminhamento para a consulta.
12) Realização de exames ECG sem laudo
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de 7h às 15h
Requisito: Carteira de Identidade; Cartão do SUS; Encaminhamento médico
Procedimento: O paciente deve dirigir-se à recepção com cartão do SUS e encaminhamento para o exame e aguardar o procedimento.
13) Realização de exames de Raio-X sem laudo e para atendimento interno.
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de 13h às16h
Requisito: Carteira de Identidade; Cartão do SUS; Encaminhamento médico
Procedimentos: O paciente deve dirigir-se à recepção com cartão do SUS e encaminhamento para o exame e aguardar o procedimento.
14) Glicemia Capilar
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira: de 7h às 11h (manhã) de 13h às 17h (tarde)
Requisito: Demanda livre. Carteira de Identidade; Cartão do SUS
Procedimentos: O paciente deve dirigir-se ao posto de enfermagem para coleta de material e aguardar o resultado.
15) Teste rápido antígeno para Covid-19
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de 7h às 17h
Requisito: Demanda livre. Carteira de Identidade; Cartão do SUS
Procedimentos: O paciente deve dirigir-se ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para coleta de material e posterior resultado.
16) Teste rápido para ISTs
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de7hàs11h(manhã) e de13hàs17h(tarde)
Requisito: Demanda livre
Procedimento: O paciente deve dirigir-se a recepção I ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) para coleta de material e posterior resultado
17) Retirada de medicamento Farmácia
Onde:
Horário: De segunda a sexta-feira, de 7h às 18h
Requisito: Carteira de Identidade; Cartão do SUS e Receita médica
Procedimentos: O paciente deve dirigir-se à farmácia com cartão do SUS e receita médica atualizada para retirada do medicamento.
Nota: Os serviços e horários de atendimentos poderão eventualmente sofrer alterações de acordo com o volume demandado ou outras variáveis.
BREVE HISTÓRICO
O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade – CAIMI Dr. André Araújo, fica localizado na Avenida Camapuã, nº 108, Cidade Nova II. Foi inaugurado no dia 02 de outubro de 2002 pelo então governador do estado do Amazonas, Amazonino Armando Mendes, com o objetivo de realizar atendimento ambulatorial a idosos, ou seja, pacientes a partir de 60 anos de idade. A unidade passou por duas revitalizações, a primeira em junho de 2008 e a segunda em novembro de 2014, tendo completado, em outubro de 2021, 19 anos de efetivo exercício.
O CAIMI oferece serviços ambulatoriais voltados para o acompanhamento das doenças decorrentes do processo de envelhecimento. Na unidade, idosos contam com consultas geriátricas e demais assistências voltadas no mesmo sentido, como a psicológica, que cuida das alterações da memória, e as fisioterápicas, que se encarrega das dificuldades de locomoção recorrentes na idade avançada, assim como presta orientação de prevenção a quedas e, com isso, danos maiores. O CAIMI Dr. André Araújo começa a atender pacientes a partir dos 60 anos, mas tem entre seus pacientes idosos de até 115 anos de idade.
As especialidades ofertadas são: Geriatria, Endocrinologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, serviços de Enfermagem e Serviço Social, além de consultas médicas com clínicos gerais. O CAIMI possui, ainda, um núcleo de regulação, onde operacionaliza o Sistema de Regulação – SISREG – com o objetivo de otimizar a marcação de consultas e exames. Enquanto aguardam, pacientes e acompanhantes recebem palestras que objetivam o autocuidado e o acompanhamento domiciliar desses pacientes.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h.
DADOS DA UNIDADE
Diretor(a)-Presidente | Roberta Carolina Barbosa do Nascimento |
CNPJ | 00.697.295/0087-77 |
CNES | 2012049 |
Telefone | (92) 3649-2700 (Secretaria); (92) 3649-2702 (Direção) |
caimi_aaraujo@saude.am.gov.br | |
Endereço | Av. Camapuã, 108, Cidade Nova II, 69097-720 |
Linhas de ônibus: | 016, 037, 039, 047, 048, 049, 050, 052, 053, 054, 352, 418, 422, 442, 448, 640, 641 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Garantir assistência ambulatorial de média complexidade aos idosos referenciados pelo Sistema Único de Saúde, com equipe multidisciplinar especializada, através de atendimento diferenciado, baseado nos preceitos da gerontologia.
VISÃO
Ser uma unidade de referência na garantia do atendimento integral à saúde do idoso na cidade de Manaus.
VALORES
Respeito ao ser humano; experiência profissional; atendimento humanizado; comprometimento; aperfeiçoamento contínuo; eficiência.
FLUXOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O CAIMI DR. ANDRÉ ARAÚJO
Em casos de necessidades clínicas de média complexidade ou outras, decorrentes do envelhecimento, sejam elas físicas ou psíquicas, como distúrbios da memória, perda frequente do equilíbrio, incontinência urinária, pressão alta, diabetes ou qualquer outra doença comum nessa faixa etária e que caracterizem a exigência de um especialista em geriatria (médico que cuida das doenças decorrentes do envelhecimento).
Ou ainda para:
- acompanhamento de rotina;
- avaliação medica;
- agendamento de exames e consultas especializadas via Sisreg;
- solicitação de encaminhamento para especialistas;
- imunização conforme calendário de vacinação;
- atendimento odontológico de baixa e média complexidade;
- consultas com especialistas;
- busca de medicação
- curativos;
- dentre outros.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UNIDADE
IDADE:
Possuir 60 (sessenta) anos de idade ou mais.
PRIMEIRO ATENDIMENTO:
- Documento de Identidade oficial com foto;
- Comprovante de Residência;
- Cartão Nacional de Saúde.
A PARTIR DO SEGUNDO ATENDIMENTO:
- Documento de Identidade oficial com foto;
- Cartão do CAIMI;
DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE
FOTOS





