INFLUENZA A – Casos monitorados foram descartados

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informa que todos os pacientes com sintomas de gripe acompanhados pelas equipes médicas como possíveis casos suspeitos de Influenza A (H1N1), já foram liberados. De acordo com o Comitê Central de Controle da Doença no Estado, a evolução do quadro clínico dos pacientes descartou a possibilidade de gripe A. No total cinco pessoas que desembarcaram em Manaus procedentes do exterior foram monitoradas.

O trabalho de vigilância continua no aeroporto Internacional Eduardo Gomes – que recebe quatro voos internacionais – e nos portos, onde chegam barcos e navios procedentes do exterior. O procedimento visa identificar pacientes que apresentem febre e tosse, acompanhadas ou não de outros sintomas da gripe, para que possam ser monitorados. Desde o início da semana, os municípios de Tabatinga, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, que recebem embarcações do Peru e da Colômbia, estão sendo preparados para manter a vigilância nos portos e estabelecer o fluxo de atendimento a possíveis vítimas da gripe A.

Na tarde desta terça-feira, representantes dos três municípios participaram de uma videoconferência promovida pelo Comitê Central para discutir assuntos relativos à doença. Outros 39 municípios, que não eram o foco da reunião, também participaram do encontro, tirando dúvidas sobe a Influenza A. Nesta quinta-feira (7) representantes do Comitê irão à Tabatinga para acertar detalhes da estrutura necessária para o atendimento a possíveis vítimas na região da fronteira e para verificar o trabalho de vigilância feito nos portos.

Profissionais das unidades de saúde da rede pública e privada do Estado começam a receber a partir desta quarta-feira a terceira Nota Técnica destinada à rede assistencial. O informe reúne informações gerais sobre a Influenza A e dá orientações sobre casos em monitoramento, casos suspeitos e condutas de atendimento e acompanhamento de pacientes.

Os planos de trabalho elaborados pelos sub-comitês das áreas de Diagnóstico, Assistência, Vigilância, e Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social, instalados no último sábado pelo Comitê Central, foram apresentados na manhã de s terça-feira e incorporados ao plano geral de ação do estado do Amazonas na fase atual (de pré-epidemia) e numa possível fase de epidemia.

Novas instituições também deverão ser incorporadas ao Comitê a partir desta semana.

De acordo com o Ministério da Saúde ainda não há evidências de que o vírus da Influenza A (H1N1) tenha chegado ao Brasil. Até a tarde desta terça-feira (5) 28 casos eram suspeitos e outros 28 estavam sendo monitorados em todo o país.

________________________________________
Assessoria de Comunicação da SUSAM
(92) 3643-6327