ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Senhores (as),

O Governo do Amazonas e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) agradecem pela grande corrente de solidariedade que tomou conta do Estado para nos ajudar a cuidar de pacientes acometidos pela Covid-19, de seus familiares e dos profissionais de saúde que lutam nessa frente de batalha para salvar vidas.

Toda a doação voluntária é bem-vinda. E ainda que produtos como alimentação não estejam faltando em nossa rede hospitalar, visto que todas as unidades possuem serviço terceirizado de restaurante para servidores e pacientes internados, doar alimentos também é um gesto de carinho que merece reconhecimento.

Na intenção de orientar e organizar as doações, haja vista a quantidade de pessoas, organizações da sociedade civil e empresas interessadas em ajudar, o Governo do Amazonas destacou equipes para apoiar as unidades de saúde, que nesse momento precisam focar o atendimento aos doentes.

As equipes atuam integradas ao Comitê de Resposta Rápida, que tem base no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), e são formadas por servidores da SES-AM, da Casa Civil, da Unidade Integrada de Atenção às Comunidades (UIAC) vinculada à Governadoria do Estado, do Sistema Sepror/ADS e da Unidade de Gestão Integrada (UGI) do Governo do Amazonas.

É feito contato diário com as unidades de saúde para saber quais são as necessidades de cada uma e, assim, poder direcionar as doações de forma que atendam a todas as unidades naquilo que elas realmente precisam, com organização e a devida segurança jurídico-administrativa.

O canal oficial para as doações é o site da SES-AM www.saude.am.gov.br por meio do qual diariamente são informadas quais as necessidades das unidades, como e onde doar.

Mas, se a intenção for fazer a doação diretamente na unidade hospitalar, procure a direção para que haja um único canal de recepção, acondicionamento e distribuição organizada do produto.



Veja, abaixo, como e onde fazer uma doação legal e organizada:

1. Verificar no site www.saude.am.gv.br quais os itens necessários.

2. As orientações para doação de oxigênio serão respondidas pelos telefones celulares (92) 99394-7616, (92) 99182-8974, (92) 99220-2712.
O maior desafio do abastecimento de oxigênio tem sido a logística de transporte, principalmente para os doadores de outros estados. Portanto, o ideal é que seja doado o cilindro ou isotanque já com o produto embalado e que o doador providencie o transporte até Manaus. Nos contatos acima será possível tirar dúvida em relação a transporte e à logística para que o produto chegue ao destino.

3. As entregas de medicamentos, insumos, descartáveis e EPIs devem ser realizadas, preferencialmente, na Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA), mediante agendamento, entre 8 e 17h, na Rua Duque de Caxias, nº 1.998 - Praça 14. Para agendamento ou outras informações enviar e-mail para gerencialogisticacema@saude.am.gov.br ou ligar para os telefones (92) 98404 1660, (92) 98126 5746, (92) 99213 5586.

4. Materiais de uso permanente e demais aparelhos hospitalares podem ser entregues, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Galpão da Gerência de Patrimônio (Gepat) da SES-AM anexo à CEMA, na Rua Duque de Caxias, nº 1.998 - Praça 14. Informações pelo e-mail: delog@saude.am.gov.br.
Os produtos devem ser entregues acompanhados das notas de doação ou termos de doação (download aqui) em nome da Secretaria de Estado de Saúde, com CNPJ que segue 00.697.295/0001-05.

5. Doações de produtos perecíveis, como alimentos prontos, podem ser entregues diretamente nas unidades de saúde. Nesse caso, orientamos que os produtos sejam entregues à direção da unidade, ou servidor indicado, para que sejam distribuídos de forma organizada dentro do hospital.



Doar faz bem ao coração do doador e de quem está recebendo!

Somos eternamente gratos.


Relação de insumos para doações

Modelo de Termo de Doação