ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Contato: (92) 3643-6337 / suportehygia@saude.am.gov.br
Solicitações devem ser feitas a partir de e-mails corporativos, utilizando formulários corretamente preenchidos.

PERGUNTAS FREQUENTES

1 - Como faço para acessar o Hygia?
R= Para acessar o sistema, basta digitar hygia.saude.am.gov.br. Somente poderá ser acessado por usuário(a) habilitado(a), dentro da rede SUSAM.

2 - Ainda não possuo cadastro para acessar o sistema, como proceder?
R= O acesso ao sistema, via login, deve ser solicitado pela chefia imediata, através de e-mail corporativo, via formulário - Cadastro de Usuário - que se encontra na página http://www.saude.am.gov.br/painel/Hygia_forms.php

3 - Não sei usar o sistema, vou ser treinado?
R=Para participar de um treinamento, o superior direto deve solicitar a capacitação via formulário - Solicitação de Treinamento - que se encontra na página http://www.saude.am.gov.br/painel/Hygia_forms.php para quem for necessário.

4 - Esqueci minha senha como faço?
R= O sistema possui um sistema de geração de senha automática, um botão de gerador de senha , que envia uma nova senha para o e-mail cadastrado, caso problema não seja resolvido, enviar o formulário - Redefinição de Senha de Usuário - que se encontra na página http://www.saude.am.gov.br/painel/Hygia_forms.php

5 - Como localizo um paciente?
R= O sistema exibe vários meios, como forma de filtrar e otimizar o tempo, deve-se usar dois campos no mínimo, exemplo: nome da mãe e data de nascimento.

6 - Durante a busca, surgiu mais de um resultado, como proceder?
R= Se durante a buscar aparecer dois ou mais cadastrados, deve-se informar os números Hygia dos mesmos no formulário - Junção de Prontuário - que se encontra na página http://www.saude.am.gov.br/painel/Hygia_forms.php, onde os mesmos serão juntados.

7 - Como insiro o número prontuário físico do paciente?
R=Para inserir o prontuário deve-se ir em buscar paciente, clicar em alterar cadastro e em cima do número hygia, em seguida será exibido o cadastrado e ao final clicar em salvar, habilitando assim os links na aba superior, outros prontuários.

8 - Paciente não possui residência em Manaus, como cadastrar endereço?
R= Neste caso, deve-se por "Em trânsito" no campo endereço, e bairro o mesmo da unidade de saúde, assim como o cep.

9 - Pàciente nao possui CNS e agora?
R= O Ministério da Saúde exige o cadastro nacional de saúde, dessa forma o Hygia so aceitará o cadastro do paciente e sua rotina na unidade somente será computada depois que o NIRA gerar o CNS do paciente.

10 - Como faço para Recepcionar o Paciente?
R= A recepção pode ocorrer de várias formas:
(1) Para recepcionar um paciente que já possui agendamento, vá em Ambulatório > Recepçao > Recepção, aguarde o carregamento da página, insira o número Hygia ou Nome Completo, clique em ok (Lupa) e aguarde. Agora basta clicar em recepcionar.
(2) Para recepcionar um paciente que não possue agendamento, vá em Ambulatório > Recepçao > Recepção sem agenda, aguarde o carregamento da página, insira o número Hygia ou Nome Completo, clique em ok (Lupa) e aguarde. Selecione a especialidade, o médico Agora basta clicar em recepcionar.