» Órgãos Colegiados:
CES
CIB
CIR
COSEMS
» Dados Estatísticos
» Planos e Relatórios
» Informações de    Saúde:
» Nossos Parceiros:
FUNASA DATASUS
Ministério da Saúde CONASS
Cartão SUS Biblioteca Virtual de Saúde
» Sites Relacionados:
Doação de Órgãos
Banco de Olhos
Farmácia Popular
FVS
CEREST
Laudo Procedimento
APAC
Aplicativo
Saúde Amazonas
 

SAUDE MENTAL


POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL DO ESTADO DO AMAZONAS

Nas duas últimas décadas, o Amazonas não acompanhou o esforço nacional pela construção de uma rede de atenção psicossocial, limitando-se a projeto terapêutico baseado, principalmente, em intervenções químicas. A ausência de uma rede territorializada impede a conjugação do familiar, do cultural e do sócio-econômico de cada cidadão em sofrimento psíquico, daí a importância de sua localização respeitar um aglomerado de bairros emoldurados pelas referências sociais e culturais de suas respectivas comunidades. A Criação de novos serviços substitutivos (CAPS, Serviços Residenciais Terapêuticos, Centros de Convivências, etc.), é de competência dos gestores municipais e tem encontrado barreiras principalmente no que se refere a falta de sensibilidade e compromisso desses gestores. Para o êxito do Programa, estão previstos os fins da hierarquização por complexidade de ações - emergência, ambulatório e internação -, mais adequados ao modelo hospitalocêntrico, mas incompatível com a estratégia de uma rede de atendimento psicossocial baseado no território.


Resultados esperados


•  Construir uma rede de dispositivos de atenção com a perspectiva de tratamento e reabilitação psicossocial, transformando o Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro num Hospital de Clinicas e transformando seu Pronto Socorro num CAPS Escola.
•  Construindo um novo padrão de formação profissional através da Universidade Pública que vá além da ética de cuidados, de modo a desconstruir relações, valores, comportamentos e atitudes decorrentes da concepção de negatividade da loucura.
Intensificar o olhar clínico aos usuários de saúde mental – incluindo cuidados de vida diária, higiene, alimentação, moradia: paradigma do cuidado.
•  Ir além do paradigma do cuidado em direção à autonomia: devolvendo cidadania e respeito aos usuários assim como envolvendo familiares e a comunidade no desenvolvimento de uma cultura antimanicomial.

Demanda
Reforma Psiquiátrica
Estratégia
Ações da Coordenação de Saúde mental

Fotos

Coordenação do Programa Estadual de Saúde Mental
Coordenador : Maria de Lourdes Ribeiro Siqueira
E-mail: saudemental@saude.am.gov.br



Fonte: Depto. de Atenção Básica e Ações Estratégicas

Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas
Av. André Araújo, 701 - Aleixo - CEP: 69.060-000 - Fone: (92) 3643-6300

© 2010 - Todos os direitos reservados.